domingo, 30 de setembro de 2012

Outubro e a Magia


OUTUBRO
 
Mesmo após o acréscimo de novos meses, em varias mudanças de calendário, Octum - o oitavo mês do calendário romano antigo continuou assim sendo chamado.

            Na antiga tradição europeia, este mês chamava-se Lua de Sangue devido aos preparativos para o inverno, quando se caçava ou matava os animais que não serviam mais para a reprodução, defumando-se a carne. Na Irlanda, mês chamava-se Deireadh Fonhair, sendo o nome anglo saxão Winterfelleth e o nórdico Windurmonath.

            Os povos nativos o denominaram de Lua de Sangue, Lua dos Mortos, Lua da Caça, Lua das Folhas que Caem, Lua da Vindima, Lua da Mudança de Estação e Mês do Tempo Mutável.

            No calendário druídico, a letraOgham correspondente é Negetal e a planta sagrada é o junco. O lema do mês é “prepare-se, pois surpresas ou contratempos estão lhe aguardando”.

            Os celtas celebravam neste mês Cernunnos, o Deus Cornífero, o caçador, consorte da Deusa e representação do poder fertilizador masculino.

            Na Grécia, o mês começava com o Festival da Thesmophoria, reservado apenas às mulheres. Durante três dias, reencenava-se o retorno da Deusa Perséfone a seu reino no Mundo Subterrâneo. Invocavam-se também as Deusas Deméter e Ártemis para punir todos aqueles que tinham ofendido ou agredido mulheres. As sacerdotisas liam as listas com seus nomes e acreditava-se que os culpados, assim amaldiçoados, morreriam até o final do ano. Durante os rituais de Thesmophoria, eram feitas oferendas de leitões nos altares montados nas frestas da terra, sendo os restos das oferendas do ano anterior misturados à terra recém arada, invocando, assim, o poder fertilizador de Deméter. Nos países nórdicos, o Festival Disirblotn celebrava a deusa Freyja.

            Na Índia, celebrava-se a deusa Durga, com o festival de quatro dias Durga Puja e a deusa Lakshmi, com o Festival de Luzes Diwalii. Lanternas e lamparinas são acesas por toda a parte e as famílias se reúnem em honra aos pais. Todos resolvem seus conflitos, invocando as bênçãos das deusas com cânticos e orações.

            No Tibet, comemora-se o fim da estação chuvosa, enquanto que no Havaí, inicia-se um longo festival chamado MAkahiki, honrando o deus Lono com competições de dança sagrada (hula), surfe e muitas festas.

            No ultimo dia do mês, os celtas celebravam o Sabbath de Samhain, o terceiro e o ultimo festival da colheita, reverenciando a Deusa em sua face escura, os ancestrais e comemorando o inicio do Ano Novo. Considerado um festival dos mortos, precursor das atuais homenagens prestadas a eles, Samhain era celebrado com fogueiras, oferendas às divindades e aos ancestrais, além de práticas oraculares.

           

CORRESPONDÊNCIAS:

 

 

· ESPÍRITOS DA NATUREZA: fadas das nevascas e das plantas

· ERVAS: poejo, tomilho, gatária, uva ursi, angélica, bardana

· CORES: azul esverdeado escuro

· FLORES: calêndula, cravo de defunto, cosmos

· ESSÊNCIAS: morango, flor de macieira, cereja

· PEDRAS: opala, turmalina ,berilo, turquesa

· ÁRVORES: cipestre, acácia, teixo

· ANIMAIS: alce, chacal, elefante, bode, escorpião, corvo, garça

· DEIDADES: Ishtar, Ástarte, Deméter, Kore, Lakshmi, Deus Cornudo, Belili, Hathor

· FLUXO DE PODER: deixar acontecer, purificação interior. Justiça e equilíbrio. Harmonia interior.

 

FONTE:          O Livro Mágico da Lua

                        O Anuário da Grande Mãe

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário