segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

O Altar Menstrual

O altar menstrual é um lugar sagrado, erigido pela mulher a cada menstruação, no 1º dia de seu ciclo.
Sobre altar devem ser colocados símbolos ligados ao ventre e aos mistérios do sangue, algumas sugestões:

Serpentes: Representam o poder do fogo do sangue, adormecido no ventre da mulher.
Conchas: Representam o oceano primordial, poder fertilizador e germinador da àgua.
Caldeirão: E o Cálice, simbolizam o ventre da Deusa e seu poder de vida, morte e renascimento.
Yoni: Representa a essência da energia feminina e o ventre da Deusa.
Ovo: Símbolo do nascimento e da vida. Também pode representar os óvulos e a ovulação.
Vésica Piscis: Um dos símbolos mais antigos da Deusa, como Mãe Criadora de tudo.
Pedra Furada: Ligada ao ventre da Deusa por conta de seu formato e fenda.
Buzios: Ligado aos mistérios do feminino por sua semelhança com a vagina.
Guirlanda de flores: Sua forma circular representa o circulo do renascimento.
Imagem da Deusa: Em sua versão mais antiga, como a Vênus de Willendorf
Flores e velas: Vermelhas ou prateadas.

Além desses símbolos, devemos ficar atentas as nossas intuições, afinal cada mulher tem que analisar e sentir o que em seu altar ela deve colocar...ela também pode deixar seu Jarro Menstrual, incensário, com os aromas correspondentes as deusas de sua devoção, cristais também ligados a Deusa ou ao poder do sangue.
Cada altar é único, e fala muito sobre sua espiritualidade e sua ligação com a Divindade. Eu por exemplo sinto o desejo de colocar meu oráculo sobre ele, para que ele receba do meu poder criativo (meu sangue), coloco meu óleo lunar com o qual unjo meu ventre.
Além desses itens, tem meu colar menstrual e meu diário da Lua Vermelha, onde anoto sonhos, sensações, sentimentos deste período.
Esses objetos nos ajudam a resgatar nossa conexão com nosso sangue, nos lembrando que menstruar é algo bonito e poderoso, só as fêmeas fazem isso. E diga-se que isso também é um sinal de saúde, somos férteis, temos que nos orgulhar desse momento.
Uma invocação para este período:
“Salve Guardiã do útero,
De onde as aguas de originam,
Na profundidade das fontes sagradas.
Eu lhe ofereço o meu sangue,
Oh caldeirão borbulhante,
Guardiã da minha tumba.
Senhora que liberta a alma de toda servidão.
Que neste sangue possa haver vida,
Possa haver cura,
Possa haver renascimento.
Possa ele assegurar meu retorno ao seu ventre escuro,
Em beleza e amor.
Que assim seja!”

Fonte de consulta: Ritos de Passagem -Claudiney Prieto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário