quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Calendário Pagão - 01 de Fevereiro

01 DE FEVEREIRO


Celebração da deusa tríplice celta Brighid, a deusa do fogo criador e da inspiração, senhora das artes, da poesia, da cura, das profecias e da magia. É uma data importante no calendário celta, um dos oito Sabbaths do ano, originariamente. chamado de Imbolc ou Candlemas e, posteriormente, cristianizado como Candelária – a festa de purificação de Maria (Hemisfério Norte).
Atualmente, na Irlanda, as donas-de-casa reúnem-se para festejar 0 Dia das Mulheres, presenteando-se e compartilhando de grandes almoços, com muita alegria e algazarra.
Na Grécia Antiga, começavam neste dia os Mistérios Eleusínios Menores, celebrando 0 retorno da deusa Perséfone do mundo subterrâneo. Homenageava-se também a deusa Héstia, limpando ou renovando-se as lareiras, reacendendo a chama sagrada e pedindo sua benção para as famílias e os lares.
Na Polônia, antigamente, celebrava-se a deusa Percune Tete, "A Mãe dos Trovões", cristianizada como Nossa Senhora de Gromniczna e festejada com procissões de velas.
Celebre esta data acendendo uma vela dourada ou laranja,
pedindo a Brighid que desperte ou reavive seu fogo interior, abrindo seu coração para que ela entre. Diga "Venha, Brighid, faça do meu coração sua morada". Medite sobre aqueles aspectos de sua vida que precisam de renovação ou sobre novos projetos e compromissos. Ofereça a Deusa os frutos de seu trabalho: pode ser um poema, uma canção, uma escultura ou pintura. E lembre-se sempre de invocar Brighid antes de iniciar qualquer atividade criativa, artística, ritual com fogo ou consulta aos oráculos.

Fonte: O Anuário da Grande Mãe
Héstia

                                                                          Brighid

Nenhum comentário:

Postar um comentário