sábado, 29 de outubro de 2011

DISRIBLOT

Disirblot
O Disirblot, um festival nórdico a Disir e à deusa Freya, era celebrado especialmente na Suécia, durante mês de outubro. A deusa, sob o nome de Freya Vanadis, era celebrada com cerveja, porco, maçãs e cevada. Os festivais ou rituais nórdicos eram chamados blots; normalmente, toda a comunidade participava. O Disirblot era uma celebração anual das deusas e ancestrais femininas.
Freya era chamada de a Grande Dis, o que a colocava como a líder das Disir, ou deusas e ancestrais femininas. As Disir eram tradicionalmente descritas como nove mulheres vestidas de preto ou branco, e portando espadas. Nove é um numero lunar e é considerado pelos nórdicos como um dos mais misteriosos e sagrados números. As Disir traziam sorte mas eram também implacáveis quanto ao cumprimento da justiça. As Disir,  chamadas de Idises na Alemanha, estavam intimamente associadas as Valquírias e as Nornes. Estavam envolvidas com adivinhação e especialmente com o cumprimento da lei cármica.
Algumas referências dizem que as Disir eram humanas, enquanto outras fontes as relacionam como uma espécie de ser sobrenatural. É muito provável que o termo  definisse tanto deusas como sacerdotisas humanas. As Disir protegiam e orientavam os clãs, definiam o destino (ou wyrd) e eram intermediárias dos deuses e das pessoas. Elas auxiliavam as volvas (sacerdotisas) na adivinhação e na arte mágica de seidr. As Disir possuíam o poder de conjurar ou dispensar, utilizando o poder das runas. Os pagãos patriarcais, e posteriormente os cristãos, desaprovaram as Disir e seus seguidores. Ambos os grupos perseguiram e assassinaram as sacerdotisas.
Seidr quer dizer "encantamento". Transes, para contatar seres do outro mundo e os mortos, eram parte principal de um seidr. A volva sabia como contatar os alfar ou elfos, para ajudar ou atrapalhar. Transes eram utilizados para viagens astrais para obtenção de informações. Enquanto a volva entrava em transe, outras sacerdotisas entoavam canções esespeciais, chamadas galdr. Era na verdade o uso de cantos e a repetição de poesia que criavam um estado alterado de consciência, necessário para entrar em transe.
Todos os talentos listados nos registros são semelhantes aos utilizados pelos praticantes do xamanismo. Mesmo com a condenação pelo patriarcado do usa de seidr', a lenda diz que o deus Odin o praticou após ser instruído por  Freya.

Pedir auxílio a Freya e as Disir pode ser eficaz quando sentir a necessidade de mais poder pessoal, quando não se sinta confiante.  Use esse ritual para se reenergizar. Surte melhor efeito se efetuado na Lua Cheia.     
Você necessitará de um cajado, de uma espada ou punhal, de uma máscara (somente quem já a conquistou) e de uma túnica com capuz (capa). Caso não possua a capa e a máscara, faça sem.
Acenda incenso de jasmim ou lótus,  1 vela vermelha (representando você) e 1 vela laranja (representando Freya).
Coloque para tocar música instrumental que lhe transmita uma sensação de poder, de êxtase.
Coloque a mascara e vista a capa. Apanhe o cajado com uma das mãos, e a espada ou punhal com a outra. De pé no centro do círculo, bata firmemente o cajado no chão por nove vezes Chame:
Freya! Lider das Disir!
Venha em meu auxflio!
Meu poder pessoal esta diminuindo,
E desejo fortalecê-lo nova mente!
Erga sua espada e diga:
Ninguém tem o direito de me diminuir!
Ninguém tem o direito de usurpar meu poder!
Sou seu(sua) filho (a), Freya!
Atenda a meu apelo!
Volte-se para o leste e erga sua espada ou punhal anunciando:
Guardiões, vocês do leste.
Eu peço orientação do reino do ar
Abençoa-me com inspiração e visão interior!
Vire-se para o sul e erga a espada ou punhal:
Atentos, vocês do sul.
Eu peço orientação do reino do fogo
Abençoa-me com energia e poder!
De frente para o oeste, erga a espada ou punhal:
Atentos, vocês do oeste.
Eu peço orientação do reino das águas
Abençoa-me com sabedoria e controle!
Finalmente, volte-se para o norte e erga sua espada ou punhal:
Atentos, vocês do norte.
Eu peço orientação do reino da terra
Abençoa-me com destreza e habilidade!
Bata no chão nove vezes com o cajado. Diga nove vezes:
Freya me protege! Meus inimigos fracassam!
Permaneça de pé e em silêncio enquanto visualiza sua aura se enchendo de brilhante luz branca. Veja essa luz se espalhando ate preencher todo o ambiente. Sinta essa luz penetrando em seu corpo e em sua mente, fortalecendo-os.
        Sinta a energia de Freya e recite:
Grande Freya, líder da Valquírias, venha em meu auxílio e faça-me forte novamente!
Fique um tempo sentindo a energia e encerre o ritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário