domingo, 22 de setembro de 2013

22 DE SETEMBRO E O CALENDÁRIO PAGÃO

Oitavo dia das celebrações de Eleusis, "Mysteriotides Nychtes", a noite dos mistérios. Reencenava-se o mito de Deméter e Perséfone em três estágios: "legomena" - coisas faladas - "dromena" - coisas encenadas - e "deiknymena"- coisas reveladas. Ao final, o iniciados se reuniam no grande salão do templo onde, à luz de tochas, celebrava-se a volta de Perséfone do mundo subterrâneo e sua transformação de Kore, a donzela, em Perséfone, a Rainha das Sombras, esposa de Hades, senhor do mundo escuro dos mortos. A essência dos Mistérios representava a esperança da vida renovada, a coragem em enfrentar as sombras e o medo da morte e a confiança no eterno ciclo das reencarnações.
Comemoração da morte de Tiamat, na Suméria, a Mãe das Águas Primordiais, representada em forma de dragão. Segundo os mitos patriarcais, seu filho Marduk enfrentou-a e matou-a dividindo seu corpo para formar o Céu e a Terra. Outros mitos descrevem Tiamat como uma Deusa Peixe, similar a Atargatis.
Equinócio da Primavera no hemisfério sul, marcando a entrada do Sol no signo de Libra, celebrado pelos celtas como Sabbat Mabon ou Alban Elfed, com rituais de gratidão, introspecção e dedicação espiritual.


Dia tradicional para práticas oraculares em vários lugares do mundo. Na antiga Alemanha, as jovens ofertavam guirlandas de flores e galhos de pinheiro para a deusa do amor Minne, pedindo-lhe ajuda para encontrar o namorado certo.

*informações extraídas do livro “ O Anuário da Grande Mãe”, de Mirella Faur. 

sábado, 21 de setembro de 2013

EQUINOCIO DA PRIMAVERA

Que tal aproveitarmos esta energia e ao invés de jogarmos pedras, lançarmos sementes de amizade, de compreensão, de tolerância, de respeito, de solidariedade, de amor ... É tempo de jogar as sementes, e não podemos esquecer que o plantio é opcional, mas a colheita ah! esta é obrigatória!!!

Que a Deusa fertilize todos nossos sonhos e ideais, que todos germinem de uma maneira correta e para o bem de todos!

Que o equilíbrio desta data se faça presente dentro de nossos corações e mentes!!!


FELIZ OSTARA!


segunda-feira, 16 de setembro de 2013

16 DE SETEMBRO E O CALENDARIO PAGÃO


“Holade Mystai”, segundo dia dos Mistérios Eleusínios, com a purificação no mar dos objetos sagrados, levados pelas sacerdotisas escoltadas por rapazes adolescentes (“epheboi”).

Os candidatos à iniciação, vestidos com túnicas brancas, eram chamados pelos sacerdotes com tambores e gritos de “Para o mar, iniciantes”. A purificação era uma característica essencial dos Mistérios, conhecida como “renovação” ou “expurgo”, separando com esse ritual a pessoa de sua vida profana anterior. Cada pessoa levava consigo para o mar um leitão, que precisava ser purificado também antes de ser sacrificado. Os leitões eram considerados animais puros, consagrados à deusa Deméter, simbolizando a fertilidade e promovendo, assim, a abundância da Terra.

Festa de São Cornélio, na Bretanha, reminiscência das antigas celebrações do Deus Cornífero, considerado o padroeiro dos animais com chifres. Neste dia, benze-se o gado em seu nome.

Reserve este dia para a purificação de seu altar, espaço sagrado, casa, carro ou animais de estimação. Lave seus objetos de poder com água do mar, coloque-os em cestas e exponha-os à luz do Sol ou da Lua. Salpique água do mar nos cantos da sua casa, dentro do seu carro e tome um banho de mar ou de água com sal marinho. Medite a respeito das mudanças necessárias para que você equilibre seus pensamentos e emoções, purificando, assim também, o seu campo áurico.


*informações extraídas do livro “ O Anuário da Grande Mãe”, de Mirella Faur.

domingo, 15 de setembro de 2013

Sonhos

O sonho é um recado do Inconsciente (Self) para o Consciente (ego). É uma mensagem com endereço certo, sem devolução, pois, sempre chega ao seu destino, independente da vontade consciente do ego. Ele tem um papel orientador e regulador da relação das duas instâncias psíquicas conhecidas, o inconsciente e o consciente... os sonhos atuam a serviço do desenvolvimento do ser, denotando, simultaneamente, os sentidos sentidos evolutivo e curativo que são portadores.
Todo sonho tem uma mensagem que, quando não entendida pelo ego do sonhador, se repetirá até que o processo de crescimento tenha atingido seu real objetivo, isso não quer dizer que o sonho se repetirá igual, e sim, que se repetirá no seu simbolismo!
Pensar sobre os sonhos, anotá-los, tentar interpretá-los, ou dar-lhes qualquer atenção, disparará um mecanismo psíquico que produzirá novos sonhos criados pelo fato de lhes atribuirmos algum valor, eis um método de nos abrirmos para as mensagens do nosso Self! 

Um lindo domingo


Abençoados sejam