sexta-feira, 26 de outubro de 2012

26 DE OUTUBRO E O CALENDÁRIO PAGÃO


26 DE OUTUBRO

Antiga celebração das sete divindades Kine, descritas como precursoras de Hathor, originarias das deusas assírias com cabeças de vaca. Essas deusas eram representadas ou com um disco solar entre os chifres ou com cabeça de vaca e corpo de mulher. Por terem criado o universo, elas detinham o poder de vida e de morte, determinando os destinos dos homens e protegendo, principalmente, as mulheres e crianças.

Hathor possuía vários títulos, entre eles o de Vaca Celestial, Rainha do Céu e da Terra, Mãe da Luz e Guardiã dos Cemitérios. Hathor era a mãe do deus solar Ra, assim como de diversas outras divindades. Nas celebrações usas estatuas eram expostas aos raios solares enquanto as pessoas, adornadas de flores, cantavam e dançavam o dia todo, celebrando os prazeres e alegrias da vida.



Na Escandinávia, celebrava-se Nat ou /Nott, a noite, deusa da Lua, da noite, dos metais, das estrelas e dos planetas. Nat era representada atravessando o céu em sua carruagem feita de todos os metais e adornada com pedras preciosas. Ela conferia a inspiração e a criatividade e, quando invocada, removia s preocupações e a tristeza.

Comemoração da deusa irlandesa Macha, a tríplice manifestação da Grande Mãe como atleta, guerreira e rainha. Segundo alguns historiadores, Macha era uma faceta de Morrigan ou Badb, ambas deusas da guerra, cujos animais sagrados também eram corvos. Macha regia os pilares nos quais eram empaladas as cabeças dos guerreiros mortos em combate, originando, assim, o culto celta da cabeça.

Hoje é mais um dia dedicado à Grande Mãe Negra que nunca abandona seus filhos. Você pode enxergar a Grande Mãe hoje de maneiras muito sutis e mágicas. Basta estar atento e aberto. Acenda em sua honra 1 vela verde e seja especialmente gentil com todos hoje.

Abençoadas sejam!

Yohana

 

Fonte: O Anuário da Grande Mãe

 

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

25 DE OUTUBRO E O CALENDÁRIO PAGÃO


25 DE OUTUBRO

Na China, festival da deusa lunar Han Lu. No Japão, celebração da deusa da agricultura e dos alimentos Uke-Mochi-no-Kami e de sua filha Waka-Saname-no-Kami, a deusa dos brotos de arroz. Essas deusas responsáveis pela fertilidade da terra, eram homenageadas com oferendas de arroz e brotos.

Celebração das deusas coreanas do sol – Hae Sun -, da Lua –Dae Soon – e das estrelas – Byul Soon.

Dia de São Crispim, o padroeiro dos sapateiros. Segundo as lendas, comprar um par de sapatos neste dia traria boa sorte e prosperidade.

Faça um ritual diferente, mas muito útil. Prepare um talco mágico para colocar seus sapatos misturando maisena com raiz de lírio em pó e bicabornato de sódio em partes iguais. Acrescente pitadas de pó de casca de limão, folhas de hortelã e de alecrim. Adicione 9 gotas de essência de pinheiro ou cedro, misture e exponha a mistura à luz lunar. No dia seguinte, consagre o pó e depois abençoe seus pés pedindo que a Deusa e o Deus o ajudem a caminhar em segurança de acordo com suas convicções e ajudando a encontrar a trilha que leva da escuridão para a luz, da incerteza para as realizações.

Dia das Fontes e desejos na Islândia. Escreva seu desejo em um papel e desenhe nele 4 Luas Crescentes. Pegue uma moeda e embrulhe-a com o papel, jogando num regato, fonte ou poço.

Abençoadas sejam!!!

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

RECEITINHAS NATURAIS ...



A tradição do uso de plantas medicinais vem de milhares de anos. Uma grande parte da população mundial, ainda hoje, utiliza as ervas como principal forma de medicação, sendo que a fitoterapia é uma ótima opção de tratamento complementar... eis algumas receitas simples, mas totalmente eficazes :

 

CHÁ PARA AFTA

 

2 limões

1 punhado de alfavaca

1 punhado de tansagem

1 punhado de saião

1 litro de água

Ferver a água e coloque as ervas, ferva por mais 3 minutos. Coe e coloque suco de limão, faça o bochecho de 4 a 5 vezes por dia.

 

CHÁ PARA MEMÓRIA ESGOTADA

 

1 punhado de alecrim

1 punhado de ginseng

1 colher de chá de pó de noz moscada

2 copos de água

Ferver tudo junto, coar e beber bem quente duas ou três vezes ao dia.

 

CHÁ PARA HIPOGLICEMIA

 

1 punhado de alcaçuz

1 punhado de dente de leão

1/2 litro de água

Ferver tudo junto por 15 minutos, coar e beber1 xícara de chá, três vezes ao dia.

 

CHÁ PARA DOR DE CABEÇA

 

1colher de sementes de girassol tostadas e moídas

Misture o pó das sementes de girassol na água fervendo e deixe amornar. Coe e tome com mel.

 

CHÁ PARA INSÔNIA

 

1 punhado de cravo e camomila

1 punhado de canela e tília

1 punhado de melissa ou erva cidreira

1 copo de água

Ferver tudo junto por 15 minutos, coar e adi]oçar a gosto. Beber à noite

 

CHÁ PARA GASTRITE E ÚLCERA

 

1punhado de zedoária

1 punhado de espinheira santa

1 punhado de mastruço

1 pedacinho de barbatimão (2 dedos)

Fazer o chá e tomar 1 xícara 4 vezes ao dia, de preferencia frio.

 

CHÁ PARA COMBATER CÓLICAS MENSTRUAIS

 

2 colheres de sopa de camomila

3 anis estrelados

3 colheres de sopa de melissa

6 xícaras de água fervendo

Cubra as ervas com a água fervendo. Quando esfriar, use 3 a 4 xícaras ao dia.

 

CHÁ PARA INCONTINÊNCIA URINÁRIA

 

2 colheres de sopa de flores de hipérico

1/2 colher de sopa de valeriana

2 colheres de sopa de camomila

2 colheres de sopa de menta

2 colheres de sopa de tília

8 folhinhas de hortelã

3 anis-estrelados

Macere bem as ervas, cobrindo com 1 xícara de mel. Use 2 colheres de chá em 1/2 xícara de água, 2 a 3 vezes ao dia. Evite dar água e outros líquidos para a criança após as 4 horas da tarde.

 

CHÁ PARA DOR DE DENTE (BOCHECHO)

 

1 punhado de guiné

3 galhos de hortelã

1 copo de água

Ferver tudo junto e fazer bochecho ainda quente.