domingo, 5 de junho de 2011

Calendário Pagão: 04 de Junho

04 DE JUNHO

               
Na Irlanda, celebração da Mãe Terra, a antiga deusa Danu ou Anu, conhecida também como Don no País de Gales e Domnu, Dana ou Danann em outros lugares. Reverenciada como a  Mãe Ancestral de uma tribo de seres espirituais chamados Tuatha de Danaan eram a quarta raça de colonizadores que chegaram na Irlanda séculos antes da era cristã. Eles eram seres sábios, eminentes magos, cientistas e artesãos, possuidores de uma altíssima vibração espiritual, verdadeiros “seres de luz”. Após permanecerem duzentos anos ensinando suas artes para os habitantes nativos, foram vencidos pelos últimos conquistadores da ilha, os Milesianos, guerreiros e materialistas. Os sobreviventes do “povo da deusa Danu” refugiaram-se nas colinas ou embaixo da terra e passaram a ser conhecidos como “Daoine Sidhe” ou o “Povo das Fadas”.
Fim de Rosália, o festival romano das rosas.
Festival romano da deusa Pax. Essa deusa era protetora das pessoas e propriedass, a personificação da segurança. Acenda uma vela branca em sua homenagem e ore, pedindo proteção e segurança para você e para os seus entes queridos. Medite também sobre meios atuais e eficientes para colaborar na manutenção da paz pessoal, familiar, coletiva e planetária.


Fonte: O Anuário da Grande Mãe

Calendário Pagão: 03 de Junho

03 DE JUNHO

               
Cerimônias romanas para Bellona, a deusa guerreira e amazona e para Tempesta, a deusa das tempestades.
Ritual budista para a bênção das meninas. Dedicado à deusa Surabhi ou Kamadhenu, “a vaca da plenitude que realiza todos os desejos”, ela representa a maternidade e a reprodução e era invocada para a proteção das crianças.
Celebração finlandesa para Kaltas-Anki, a deusa dos partos, protetora das mães e das crianças. Em cada nascimento, ela lia em um livro dourado o destino da criança e tecia o fio de sua vida. Ela era reverenciada nas arvores com sete ramificações, em que eram enterradas as placentas dos recém-nascidos.
Festival “Cataclysmos”, nas praias da ilha de Chipre. Anualmente, nesta data, são homenageadas com orações, jogos aquáticos e danças sagradas as almas daqueles que morrerão no mar. Também era reverenciada a deusa Kypris ou Cypria, uma das manifestações de Afrodite que, segundo a lenda, nasceu nesta ilha.

Fonte: O Anuário da Grande Mãe

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Calendário Pagão - 02 de Junho

02 DE JUNHO

               
Dia de Cardea, a deusa romana da vida doméstica e das trancas e fechaduras. Ela cuidava da harmonia familiar, além das portas e janelas das casas. Seu poder abria qualquer porta e dava acesso ao conhecimento oculto.
        Festa escandinava da deus Syn, a guardiã do paraíso, que  barrava a entrada,  daqueles considerados indignos. Por ser uma deusa justa e onisciente, ela era invocada nos juramentos e disputas judiciais.
        Aproveite esta data, escolha um destes símbolos pessoais – escudo cabalístico, mandala, ferradura, réstia de alho, figas, runas ou imagens de anjos – e coloque nas portas e janelas como proteção, invocando seus guardiões espirituais.
        Shapatu, comemoração na Babilônia de Ishtar como Rainha das Estrelas e celebração de Juno Regina, na Grécia, como a Rainha do Céu.


RITUAL DA CANELA PARA PROSPERIDADE

1 vela marrom
1 incenso de canela
1 recipiente com água
Essência de canela
Canela em casca

Quando a lua estiver cheia ou crescente, faça um triângulo com as canelas em pau, unte a vela (do pavio para baixo) mentalizando seus desejos de prosperidade, se desejar, pode escrever no corpo da vela símbolos relativos aos seus desejos, após, no centro do triângulo,  acenda a vela e o incenso.
Enquanto a vela queima, coloque dentro do recipiente com água e essência  de canela três pedaços de canela em pau pedindo o que você deseja relativo à prosperidade e dinheiro.
Quando a vela terminar de queimar, guarde as canelas que estavam formando um triângulo em um saquinho verde e carregue-o dentro de sua bolsa até conseguir o que deseja, quando conseguir enterre o saquinho em agradecimento.

IMPORTANTE: todo ritual deve ser realizado dentro de um círculo mágico!!!!

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Calendário Pagão - 01 de Junho

01 DE JUNHO

Celebração de Carna, a deusa romana da saúde e da sobrevivência física. Os romanos ofereciam-lhe pão fresco e sopa de feijão, agradecendo-lhe pela manutenção da saúde. Carna representava a realidade carnal da existência humana, a personificação dos processos físicos da sobrevivência.
        Festival romano para Juno Moneta, homenageando seus atributos de protetora das casas de moeda e defensora dos bens das mulheres casadas, evitando sua espoliação pelos maridos ou filhos.
        Festival das Hamadríades, as Ninfas dos carvalhos na Grécia.  Os gregos acreditavam elementar na forma de uma mulher com o corpo formado pela árvore. Esses seres elementais, chamados de Dríades, zelavam por suas moradas – as árvores – e castigavam os homens que quebravam ou cortavam a árvore ou seus galhos. As ninfas que moravam nas arvores frutíferas chamavam-se Meliades ou Epimélides. Quando a árvore morria, a vida da Ninfa também acabava; por isso os bosques eram considerados locais sagrados e preservados contra os incêndios ou a destruição.
        Na antiga Áustria, em Tirol, os espíritos das arvores eram chamados Fangge. Os habitantes acreditavam que os Fangge vingavam-se daqueles que cortassem os galhos ou arrancassem- a casca das árvores, fatos que levariam a sua morte. Para se proteger de alguma vingança dos Fangge, as pessoas ofertavam pães com sementes de cominho às árvores.
        No Japão, os Oryu, os espíritos dos salgueiros, abandonavam as árvores caso elas fossem destruídas e atacavam seus agressores.
        Nos países eslavos, comemorava-se Slata-baba ou “A Mulher Dourada”, equivalente da deusa romana Moneta, padroeira da riqueza e das cerimônias. Era representada como uma mulher ricamente vestia com peles e enfeitada com joias de ouro. Para atrair suas bênçãos, eram oferecidas as melhores peles dos animais caçados, por acreditar-se que ela guardava todos os tesouros do mundo.
        Conecte-se com a força vitalizadora e regeneradora das árvores. Abrace uma, fundindo-se com suas raízes e galhos, recebendo seu vigor e altivez. Agradeça à Dríade, oferecendo-lhe um agrado: uma moeda, uma fruta, uma fita, um fio de cabelo, um pouco de cereal. “Adote” ou plante uma árvore e responsabilize-se por cuidá-la e protege-la. Você recebera em troca a proteção e a benevolência das Dríades.
Fonte:     Anuário da Grande Mãe