terça-feira, 8 de março de 2011

Mês de Março

Março
Mês dedicado ao deus romano Marte ou Marvos, padroeiro da guerra e da agricultura. Marte apresentava-se sob três aspectos: como deus da guerra, chamava-se Gradivus; como deus silvestre dos campos e dos bosques, Silvanus e como padroeiro do estado romano, Quirinus. Sua consorte era Nerine ou Nereis, a deusa da guerra, equivalente a deusa romana Bellona.
Na Irlanda, este mês era chamado Mian Mharta, enquanto os saxões chamavam Lentzinmonath, o mês da renovação. No calendário sagrado druidico, a letra Ogham correspondente é Nuin e a arvore é o freixo. 0 lema do mês é "liberte-se das amarras e livre-se dos conflitos".
As pedras sagradas deste mês são o jaspe sanguíneo e a água-marinha.
As divindades regentes são Marte, Vesta, Rhiannon, Ísis, Juno, Flora, Anna Perena, Va Zit, Rhea, Astarte, Athena, Eostre, Sheelah Na Gig, Cibele, Bast, Maat, Artemis, Ishtar e Anu.
Os povos nativos nomearam este mês de varias formas: Lua da Tempestade, Lua dos Ventos, Lua do Arado, Lua das Sementes, Lua do Corvo, Lua da Seiva e Mês da Renovação.
Para os romanos, este mês representava o inicio do Ano Novo, começando no equinócio da primavera, em torno do dia 21, data mantida até hoje como o inicio do Ano Zodiacal. Os gregos renovavam o fogo sagrado em suas lareiras, invocando a proteção da deusa Vesta para seus lares.
As mulheres romanas louvavam neste mês a deusa Juno Lucina, a protetora das crianças, das mulheres e das famílias. Na Grécia Antiga, comemorava-se a chegada da primavera com competições esportivas e artísticas dedicadas a deusa Athena, com a festa das flores Anthesteria homenageando a deusa Flora e com as procissões de Junonalia, para a deusa Juno.
Em Canaã celebrava-se a deusa Astarte com oferendas de ovos pintados de vermelho, simbolizando o despertar da natureza e a energia de um novo ciclo. Também na Europa, faziam-se oferendas de ovos coloridos para a deusa da
fertilidade e do renascimento Eostre, cujo nome originou a palavra anglo-saxão Easter (páscoa) e a raiz do nome do hormônio feminino, estrogênio. Nos países celtas, celebravam-se varias deusas: Rbiannon, do amor; Sheelah Na Gig, da sexualidade e Anu, da abundancia.
As comemorações da deusa romana da terra, Cibele,
reencenavam os antigos mistérios da morte/renascimento,
representados pela ressurreição de seu filho e consorte Attis, enquanto que as celebrações da deusa Anna Perenna visavam atrair a fertilidade, a prosperidade e a abundancia da terra. No Egito, comemorava-se Ísis, a deusa dos mil nomes; Bast, a deusa solar; Ua Zit, a deusa serpente e Maat, a deusa da justiça.
No Japão, 0 festival dos bonecos Hina Matsuri homenageava as Deusas-Meninas, enquanto que na China comemorava-se a deusa do céu Hsi Wang Mu e na Índia as mulheres reverenciavam Gauri, a protetora dos casamentos.
O festival inca Pacha Puchy era dedicado ao amadurecimento da terra e das colheitas.
Neste mês celebra-se, na tradição Wicca, o Sabbath Ostara (no hemisfério norte), comemorando o renascimento da natureza e o desabrochar da vegetação, o crescimento e a renovação, enquanto que no hemisfério sul celebra-se o Sabbath de Mabon , comemoração ao deus Celta do Amor Mabon; a partir desta data começava a espera pelos meses de aividade reduzida e introspecção. Começava a regência das Deusas Escuras, das Senhoras da Noite, do mundo subterrâneo, da morte, da reencarnação e dos mistérios espirituais.
Para contrabalançar as energias tempestuosas e belicosas marcianas recomendam-se, neste mês, exercícios de equilíbrio e centramento pessoal, bem como a renovação e a harmonização nos relacionamentos (afetivos ou profissionais). É um mês adequado para iniciar uma terapia corporal bioenergética, desbloquear, liberar ou
transmutar os sentimentos de raiva e belicosidade, reconhecer e se libertar das amarras (hábitos mentais ou comportamentais, dependências, padrões repetitivos, complexos e fobias) e iniciar novos projetos e empreendimentos.

Correspondências:

·        Espíritos da Natureza: sereias, seres da água e do ar ligados a chuvas;
·        Ervas: gesta, poligonáceo, betônica dos bosques, musgo irlandês, junquilho, narciso, violeta;
·        Essências: madressilva, flor de macieira;
·        Pedras: água-marinha, hematita;
·        Árvores: amieiro, corniso, freixo;
·        Animais: porco espinho, javali, corvo marinho, águia pesqueira;
·        Deidades: Ísis Negra, Morrigan, Hécate, Cibele, Astarte, Atena, Minerva, Ártemis, Luna.
·        Fluxo de Energia: energia liberada; crescimento, prosperidade, exploração. Recomeços, equilíbrio  entre luz e trevas. Desfazer ilusões. Encarar a verdade em sua vida, não importa o quão doloroso possa ser.

Fontes:    O Anuário da Grande Mãe
                O Livro Mágico da Lua
                Grimoire