domingo, 30 de janeiro de 2011

Calendário Pagão - 31 de Janeiro

31 DE JANEIRO

Celebração da deusa Maile, ''A cheirosa”, no Havai e na Polinésia. Representada como duas ou quatro irmãs, simbolizando suas várias qualidades, Maile era a deusa da murta, uma trepadeira com flores cheirosas. Ela regia a Hula, a dança sagrada, a alegria e 0 poder sedutor das mulheres. A murta ou mirto, era usada para adornar os templos e acredita-se que ela tem 0 próprio cheiro da deusa.
Dia dedicado as Valquírias, as deusas guerreiras da mitologia nórdica que recolhiam as almas dos guerreiros mortos em combate. Acreditava-se que a aurora boreal, 0 Sol da meia-noite dos países nórdicos, era a luz refletida pelos escudos das valquírias ao levarem as almas para Valhalla, 0 templo dos deuses.
Reverenciava-se também a deusa Hlin, a padroeira das mulheres fragilizadas, fisicamente ou emocionalmente, que ela protegia e defendia dos perseguidores ou aproveitadores.
No vale de Katmandu, no Nepal, celebra-se, neste dia, a deusa do conhecimento e da educação Sarasvati, com oferendas de flores, frutos, incensos e velas.
Na China comemora-se Kuan Yin, a deusa da compaixão e misericórdia.
Celebração de Hécate, a deusa grega da noite, da lua minguante e das encruzilhadas, senhora do mundo subterrâneo e dos mortos.
De acordo com seu estado de espirito, sintonia ou necessidade, conecte-se a uma destas deusas e invoque seus atributos e qualidades para sua vida. Silencie sua mente, abra sua percepções deixe sua intuição guiar-lhe para criar um ritual ou cerimônia pessoal, indo ao encontro da deusa escolhida.
Símbolo de Maile

Hlin

Sarasvati

Kuan Yin

Hécate

sábado, 29 de janeiro de 2011

LUA CHEIA DE JANEIRO

LUA CHEIA DE JANEIRO
Mês sagrado ao Deus Janus (do qual se origina o nome do mês). Os 12 primeiros dias são poderosos para rituais de “começos”. Servir às visitas e parentes brownies (bolo de chocolate com nozes). Os brownies são os espíritos guardiões deste mês.

Lua Cheia de Janeiro: A Lua dos Antepassados
O contato com os antepassados é parte essencial na vida de uma Bruxa. Amorosos e sempre dispostos a nos ajudar, nossos ancestrais se dispõem a atender nossos pedidos e nos dão força nos momentos difíceis. O primeiro passo para assegurar a comunicação com eles é lembrar deles mesmo não os tendo conhecido. Dedique este mês às recordações. Pense nas crianças que morreram antes de tornarem-se adultos ou antes de nascerem. Folheie álbuns de fotos, relembre os amigos que se perderam nesta caminhada. Para homenageá-los, colocam-se lugares extras à mesa. Prepare doces em memória das crianças e faça alguns pratos preferidos destas pessoas. Nunca pense neles com tristeza. Na primeira noite de Lua Cheia, encha uma vasilha de vidro (ou o Caldeirão) com água e jogue uma pequena pedra dentro. Observe a água e entre em alta concentração, tentando conectar-se com nossos ancestrais, fique atento às mensagens recebidas!
         Não esqueça que o contato com nossos ancestrais é importante, mas ficar invocando eles a todo tempo e por qualquer coisa é ruim para nossa evolução e a deles também!!!

Fonte: Grimoire

Calendário Pagão - 30 de Janeiro

30 DE JANEIRO

Festival romano da paz, comemorando as deusas Pax e Salus com procissões e orações em prol da paz.
Celebrações em Roma das deusas da cura Anceta e Angitia, cujas ervas sagradas e encantamentos curavam as febres e os envenenamentos por picadas de cobras.
Celebraçãao no Egito dos poderes curativos da deusa Isis. Festa de Nosso Senhor do Bonfim e de Nossa Senhora das Águas, comemorações brasileiras e mexicanas de purificação pelas águas, derivadas das antigas celebrações das deusas das águas Ahuie, Atlatona, Matlacuye e Tatei Haramara.
Sintonize-se com a egrégora da paz e acenda uma vela branca, orando pela paz interior, familiar, coletiva, planetária e universal.
Invoque depois as deusas das águas, pedindo-lhes que preservem a pureza da água dos rios e dos mares, apesar da poluição causada pelos seres humanos.

Fonte: O Anuário da Grande Mãe

sábado, 8 de janeiro de 2011

Calendário Pagão - 08 de Janeiro

08 DE JANEIRO

Na Roma antiga, neste dia celebrava-se Justitia, a deusa romana da justiça, invocada em todos os juramentos e promessas. Justitia era venerada pelos gregos com o nome de Themis, a deusa da ética e da justiça, guardiã da balança da justiça e conselheira de Zeus em todos os julgamentos e decisões.
Nos países nórdicos, comemora-se neste dia Freyja, a deusa do amor, da fertilidade e da magia.
Dia da parteira, na Macedônia e na Grécia, dedicado à deusa Babo ou Baubo. Seu nome significava "ventre" e ela representava o riso e a alegria que sacode o  ventre. Baubo era
representada como um corpo sem cabeça e membros, seus seios formando os olhos e sua genitália, a boca barbuda. Foi ela quem fez a deusa Deméter rir quando ela estava triste pela perda de sua filha sendo, por isso, invocada para novamente trazer a alegria nos momentos de tristeza.
Neste dia, recolha-se e medite sobre os atos injustos cometidos voluntaria ou involuntariamente, elaborando um ritual de perdão para se perdoar ou perdoar os outros. Confeccione um talismã para atrair pessoas honestas e acontecimentos justos. Exponha à luz solar, durante oito horas, uma fava de baunilha, quatro hematitas e quatro sementes de girassol. Imante-as com estas palavras: “Assim como a luz afasta a sombra, que me seja revelada a desonestidade ao encontrá-Ia. Que o poder de Justitia prevaleça nos fatos e acontecimentos de minha vida.”
Enrole os objetos em um pedaço quadrado de tecido purpura e use o talismã em sua bolsa.
         Justitia é representada pela constelação de Virgem, outro bom ritual para pedir a proteção e as bênçãos desta deusa é acender uma vela lilás e um incenso de lavanda, neste dia, e pedir que Justitia esteja sempre ao seu lado, lhe auxiliando e revelando onde está a justiça.
Fonte: O Anuário da Grande Mãe
            Livro Mágico da Lua
            Grimoire Pessoal
Justitia

Baubo

domingo, 2 de janeiro de 2011

Calendário Pagão - 02 de Janeiro

02 DE JANEIRO

Celebração das Nornes, as deusas do destino da mitologia nórdica.  Reverencie a anciã Urd, pedindo-lhe que a ajude a aproveitar as lições do passado, sem precisar repeti-las. A mãe Verdandi, peça que a oriente em suas opções e decisões. Invoque também a jovem Skult para que ela seja benevolente ao traçar seu futuro.
Aniversário da deusa Inanna, a rainha suméria do Céu e da Terra, irmã gêmea da deusa Ereshkigal, a senhora do mundo subterrâneo e da morte. Essa dualidade simboliza a eterna busca do equilíbrio entre a luz e a sombra, a vida e a morte, o céu e a Terra. Inanna é uma deusa poderosa; aqueles que receiam o sucesso devem rezar para que ela afaste seus medos.

Nornes

Inanna e Ereshkigal

sábado, 1 de janeiro de 2011

Janeiro e o Calendário Pagão ...


O primeiro mês do atual calendário gregoriano foi nomeado em homenagem ao casal divino Janus e Jana, ou Dianus e Diana, antigas divindades pré-latinas, tutelares dos princípios, das portas e entradas e dos começos de qualquer ação ou empreendimento. Governando o Sol e a Lua, Janus e Jana eram os primeiros invocados nas cerimônias, nos rituais e nas bênçãos de qualquer atividade. Com a chegada dos latinos, eles foram substituídos pelo casal divino de sua própria tradição Júpiter e Juno. Ainda assim, o culto a Janus permaneceu, sendo sua benção necessária para qualquer empreendimento autorizado por Júpiter.
Janus era considerado o deus do Sol e do dia, o guardião do Arco Celeste e de todas as portas e entradas, inventor das leis civis, das cerimonias  religiosas e da cunhagem das moedas, que representavam-no como um deus com dois rostos, um virado para o passado e outro para o futuro.  Os atributos de Jana foram assumidos por uma das manifestações da deusa Juno, representada como uma deusa dupla, Antevorta (que olhava para trás e lembrava o passado) e Postvorta (que olhava para frente e detinha o poder da profecia).
Janeiro contém, em si, a semente de todos os potenciais do novo ano, mas também guarda os elementos, as lições e os resíduos do ano que antecedeu. Por isso, é um período adequado para nos livrarmos do velho e do ultrapassado em nossas vidas e ocupações diárias, preparando planos e projetos para novas conquistas, mudaas e realizações.
De acordo com a tradição e a cultura de cada povo, este mês é conhecido sob vários outros nomes. No calendário sagrado druídico, que usa letras do alfabeto Ogham e árvores correspondentes, e o mês do álamo, da letra Fearn e seu lema é "fazer escolhas, buscando proteção  e orientação espiritual”.  A pedra sagrada é a granada e as deusas regentes são as Nomes, Jana, Inanna, Anunit, Frigga, Sarasvati, Kore, Pele, Morrigan, Carmenta e Pax.
na tradiçãoo dos povos nativos, são rias as denominações, como Lua do Lobo, Lua da Neve, Lua Fria, Lua Casta e Mês da Quietude.
Os países nórdicos e celtas celebravam neste mês as Nornes - as três Deusas do Destino -, a deusa tríplice Morrigan - senhora da vida, da morte e da
guerra - e Frigga - a deusa padroeira do amor e dos casamentos.
Na Índia, comemorava-se Sarasvati, a deusa dos rios, das artes e dos escritos, com os festivais Besant Panchami e Makara Sankranti.
Na antiga Suméria, celebrava-se a deusa do amor e da fertilidade Inanna e a deusa lunar Anunit.
Sekhmet, a deusa solar com cara de leoa e Hathor, a deusa lunar adornada com chifres de vaca, eram celebradas no Egito. A Grande Mãe era honrada em suas representações como a eslava anciã Baba Yaga e a criadora africana Mawu.
rias comemorações gregas e romanas homenageavam as deusas Kore, Justitia, Carmenta, Athena, Pax, Ceres, Cibele e Gaia.
No Oriente, reverenciavam-se os ancestrais, as divindades da boa sorte, do lar e da riqueza, invocando suas bênçãos para o Ano Novo e realizando vários rituais para afugentar as energias maléficas e os azares.
.        A Lua Cheia de Janeiro honrava Ch'ang-O, a deusa chinesa dos quartos
de dormir e protetora das crianças .
.        O Ano Novo na China começano primeiro dia de Lua Crescente com o Sol em Aquário. Isto ocorre no período que vai de 21 de Janeiro a no máximo 19 de Fevereiro.
Apesar das diferenças geográficas, climáticas, mitológicas e sociais, todas as antigas culturas tinham cerimônias especificas para fechar um velho ciclo e celebrar o inicio de outro. Mesmo que nossa cultura e realidade sejam completamente diferentes e estejam distanciadas no tempo e no espaço, nossa memoria ancestral guarda os registros dessas celebrações de nossos antepassados e de nossas próprias vidas passadas. Por isso, podemos usar essas informações e lembranças
dos antigos rituais e costumes para imprimir e promover mudanças no nosso subconsciente, materializando-as depois no nosso mundo real.
Podemos usar, de uma outra forma mais moderna e pessoal, a antiga sabedoria ancestral, dedicando o mês de Janeiro a "renovação da terra" de nossa realidade material, recolhendo-nos e contemplando a colheita no ano que passou, preparando as sementes para os novos pIanos e projetos.

CORRESPONDÊNCIAS

Espíritos da Natureza: gnomos, brownies
Ervas: manjerona, cardo, castanhas e cones
Cores: branco brilhante, azul-violeta, preto
Flores: galanto, açafrão
Essências: alscar, mimosa
Pedras: granada, ônix, azeviche, cripraso
Árvores:tula
Animais: coiote, raposa, pavão, gaio
Deidades: Freya, Inanna, Sarasvati, Hera, Ch'ang-O, Sinn
Fluxo de energia: indolente, sob a superfície; inicio e concepção. Proteção, reversão de encantos. Manutenção de energia através do trabalho de problemas pessoais que não envolvam mais ninguém. Fazer com que seus vários corpos trabalhem harmoniosamente juntos com os mesmos objetivos.

Fontes: O Anuário da Grande Mãe
              Livro Mágico da Lua